Serras do Ceará

  • IBIAPABA

    ibiapaba

    Altitude » de 700 a mais de 900 metros

    Ponto mais alto » Guaraciaba do Norte

    A Chapada da Ibiapaba tem como principais pontos turísticos as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

    Com a temperatura oscilando entre 19ºC e 30ºC, a região conta com atrativos naturais como as cachoeiras Cana Brava, São Gonçalo e Sete Quedas; o Parque Cachoeira da Floresta, em Tianguá; as cachoeiras Pirapora, Tarumã Sítio do Gerson/Pilões, em Viçosa do Ceará; e a famosa Gruta de Ubajara, localizada dentro do Parque Nacional de Ubajara e considerada pela Embratur como a principal atração turística das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Veja abaixo as principais cidades da região.

    Bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba, no município brasileiro de Ipu no estado do Ceará. No volume 16º da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros a bica também recebe a denominação de Bica de Iracema.

  • Tianguá

    tianguá

    distância de Fortaleza » 304km

    acesso » BR 222

    Localizada na chapada da serra da Ibiapaba, a cidade é cortada pela rodovia Fortaleza/Teresina e seu clima, com temperatura média de 20ºC, atrai visitantes dos estados vizinhos.

    A principal atividade de Tianguá é a agricultura: produz rapadura e cachaça. Oferece inesquecíveis banhos de cascatas nas grutas e seus arredores. A famosa feira de Tianguá acontece três vezes por semana: sexta-feira para a venda de animais, sábado para a venda de peixes e domingo de produtos agrícolas.

  • Ubajara

    ubajara

    distância de Fortaleza » 320km

    acesso » BR 222/CE 187

    A cidade sedia a principal atração turística da região: a Gruta de Ubajara, localizada no Parque Nacional de Ubajara – o menor do Brasil, com 563 hectares. O trajeto da visita pode ser feito a pé – através de uma trilha natural – ou por teleférico. A visita, feita com o guia do Ibama, dura de 40 minutos a 1 hora. Além de boa infraestrutura de hotéis, a cidade oferece ao visitante diversas trilhas ecológicas e cachoeiras.

  • Viçosa do Ceará

    viçosa

    distância de Fortaleza » 334km

    acesso » BR 222/ CE 187

    A cidade guarda um mundo de histórias ligadas à colonização do Ceará e foi edificada pelos jesuítas num dos lugares privilegiados na cordilheira. A igreja matriz é um dos monumentos históricos mais importantes construídos pelos jesuítas e serve de base à civilização da província do Cear

  • Guaramiranga

    Guaramiranga

    distância de Fortaleza » 110 km

    acesso » BR 222/CE 060

    O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC. A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente do Ceará. Com uma população acolhedora (4.070 habitantes) a cidade tem se destacado no cenário nacional principalmente pela realização de diversos eventos de cunho cultural e turístico. É o local ideal para um convívio mais próximo à natureza.

    Festival de Jazz & Blues: O período é o carnaval e o endereço é no Ceará. Mas desde 2000, o que atrai milhares de pessoas para Guaramiranga nos dias de "folia" é o Jazz, o blues e ritmos afins. Por quatro dias, as ruas e palcos da cidade serrana, com menosde 4 mil habitantes, recebem instrumentistas brasileiros e estrangeiros para um carnaval diferente do que acontece tradicionalmente em quase todo o país.

  • Ibiapina

    ibiapina

    distância de Fortaleza » 319,3 km

    acesso » BR 222/CE 253

    Ibiapina é um município brasileiro do estado do Ceará localizado na Serra da Ibiapaba. Sua população estimada em 2007 era de 23.088 habitantes. Estende-se em uma área de 415 km², a uma altitude de 878m acima do nível do mar. Seu clima é ameno com temperaturas que variam de 18º a 32º. Ibiapina é atualmente administrada pelo prefeito Marcos Antônio da Silva Lima, eleito em 2008.

© 2011 - Coopaero | Todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites - neo rpint sites
endereco